sábado, 29 de novembro de 2008

Por que razão os peixes não vêm à superfície da água para respirar?

















Ao contrário de nós, que temos pulmões, os órgãos de respiração da maioria dos peixes são as brânquias, também conhecidas por guelras, e o oxigénio que necessitam está dissolvido na água!
As brânquias localizam-se na câmara branquial, de cada um dos lados da cabeça do peixe, e estão cobertas pelo opérculo (lâmina). Elas são muito ricas em vasos sanguíneos. Se observares com atenção a limpeza de um peixe verás facilmente as brânquias de cor vermelho vivo. Pois é lá que se fazem as trocas gasosas entre o sangue e a água.
O peixe abre a boca deixando a água entrar. Em seguida, a água passa para a câmara branquial, dá o oxigénio dissolvido ao sangue das brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água. Por fim, a água sai do peixe pela fenda opercular. Em resumo, a água entra pela boca do peixe, banha as brânquias e sai pela fenda opercular (abertura de cada lado da cabeça). Na próxima vez que estiveres junto a um aquário, repara bem no movimento da boca do peixe e do opérculo.
Uma dica na compra de peixe fresco: as guelras (brânquias) devem ser de um vermelho vivo, sinal de que o sangue tem ainda oxigénio e por isso o peixe morreu há pouco tempo! Com o tempo, a guelra perde o oxigénio.

Sem comentários: