quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Por que razão Vénus é o planeta mais quente do Sistema Solar e não Mercúrio?















Apesar de Mercúrio ser o planeta mais próximo do Sol, não é o mais quente do Sistema Solar, mas sim Vénus, segundo planeta, devido a um efeito de estufa muito poderoso. A temperatura em Vénus ultrapassa os 400°C!
A atmosfera de Vénus é formada por mais de 90% de dióxido de carbono e é muito densa. A pressão atmosférica na superfície de Vénus é 90 vezes superior à pressão atmosférica na superfície terrestre. Esta elevada pressão já provocou o esmagamento de sondas espaciais que tentaram pousar lá. Mas é a enorme quantidade de dióxido de carbono que é a principal responsável pelo elevado efeito de estufa. Este gás absorve e retém o calor fazendo aumentar bastante a temperatura. Na Terra, o efeito de estufa é muito inferior ao de Vénus.
Quando podemos ver Vénus? A espessa camada de nuvens do planeta faz reflectir muito bem a luz solar tornando Vénus o ponto mais brilhante do céu, a seguir ao Sol e à nossa Lua. É conhecido como a estrela da manhã ou estrela da tarde, apesar de não ser estrela. Podemos observar Vénus como um ponto brilhante no céu ao pôr-do-sol ou ao nascer do Sol.

5 comentários:

Anónimo disse...

obrigada
:D

Anónimo disse...

Muito obrigado, isto ajudou-me num trabalho da escola

Anónimo disse...

iiiiiiiiiiii obrigado por esta informacao
vai-me ajudar muito num trabalho da escola
bjs

Anónimo disse...

obrigada...!
esta informação foi preciosa!
bjinhos

Anónimo disse...

eu era o unico da sala que sabia isto, contando com o professor por isso vou imprimir como prova...