quinta-feira, 21 de maio de 2009

Por que razão fazemos a digestão?


A comida que ingerimos não pode ser imediatamente usada pelas nossas células. Muitos nutrientes dos alimentos são grandes demais para poderem atravessar o tubo digestivo e, assim, serem absorvidos para o sangue e a linfa. Torna-se necessário desdobrar os alimentos e transformar os nutrientes grandes em pequenas moléculas, para que possam ser absorvidos e chegar até às nossas células. Por isso, a digestão é necessária e importante.
A água, os sais minerais e as vitaminas (excepto a vitamina B12), podem ser absorvidas ao longo do tubo digestivo, sem sofrerem transformações, uma vez que são simples. Mas as proteínas, as gorduras (lípidos) e os glícidos, têm de ser transformados em moléculas pequenas para serem absorvidas.
Para começar uma boa digestão, devemos mastigar bem os alimentos, antes de os engolirmos. Assim, em partículas mais pequenas, estamos a facilitar a acção das enzimas digestivas (biocatalizadores), ao aumentar a superfície de contacto entre elas e os nutrientes dos alimentos. (...)
Depois da digestão e da absorção, os resíduos das fezes são expulsos do corpo, como mostra a imagem...

Trabalho da turma A do 9ºAno

domingo, 17 de maio de 2009

Testes e fichas de Ciências 5

Ficha de avaliação de Ciências Naturais do 7º Ano - Tectónica; Dobras e Falhas; Sismos; Vulcões




Queres experimentar estas actividades sobre o ciclo da água?



É uma actividade em flash que te ajuda a estudar o ciclo da água. Para saberes mais sobre evaporação, condensação, precipitação e escoamento, basta passares com o rato por cima das palavras que surgem na imagem.


Clica com o rato na imagem, para entrares na actividade. Bom trabalho.





Para saberes mais sobre a água e jogares, entra nesta actividade interactiva e diverte-te. :-)
(Clica com o rato nesta imagem)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Como prevenir a gripe A?











A gripe A é uma doença provocada pelo vírus do tipo A H1N1. A OMS (Organização Mundial de Saúde) manifestou a sua grande preocupação e elevou o nível de alerta para 5, muito perto da pandemia! Quando o número de pessoas afectadas por uma doença é elevado e ocorre em várias regiões do mundo, estamos perante uma pandemia e não uma epidemia.
Para esta doença e para outras também facilmente contagiosas, há várias medidas simples que devemos adoptar para evitar possíveis contágios:
  • lavar as mãos com frequência;
  • usar lenços e guardanapos de papel e não de pano;
  • cobrir boca/nariz, ao espirrar ou tossir, com o lenço de papel ou a roupa junto ao cotovelo e não a mão, esta acaba por tocar em vários locais do corpo e noutros e assim espalhar o agente infeccioso;
  • cuidar da higiene corporal e da do local que frequentamos.
Estes cuidados devem ser a nossa rotina. A saúde de todos depende de cada indivíduo.
Se alguém tiver suspeitas de apresentar sintomas da gripe A deve contactar os serviços de saúde por telefone e permanecer em casa. Depois, seguirá as orientações dos técnicos de saúde.
Alunos do 9º Ano