quinta-feira, 21 de maio de 2009

Por que razão fazemos a digestão?


A comida que ingerimos não pode ser imediatamente usada pelas nossas células. Muitos nutrientes dos alimentos são grandes demais para poderem atravessar o tubo digestivo e, assim, serem absorvidos para o sangue e a linfa. Torna-se necessário desdobrar os alimentos e transformar os nutrientes grandes em pequenas moléculas, para que possam ser absorvidos e chegar até às nossas células. Por isso, a digestão é necessária e importante.
A água, os sais minerais e as vitaminas (excepto a vitamina B12), podem ser absorvidas ao longo do tubo digestivo, sem sofrerem transformações, uma vez que são simples. Mas as proteínas, as gorduras (lípidos) e os glícidos, têm de ser transformados em moléculas pequenas para serem absorvidas.
Para começar uma boa digestão, devemos mastigar bem os alimentos, antes de os engolirmos. Assim, em partículas mais pequenas, estamos a facilitar a acção das enzimas digestivas (biocatalizadores), ao aumentar a superfície de contacto entre elas e os nutrientes dos alimentos. (...)
Depois da digestão e da absorção, os resíduos das fezes são expulsos do corpo, como mostra a imagem...

Trabalho da turma A do 9ºAno

3 comentários:

Mariana disse...

A imagem tá engraçada!
Este trabalho está bem feito! Parabéns!

Anónimo disse...

a image está bem feta o trabalho super elaborativo! não teve nada de blá blá blá!! postem mais ameiiii

Anónimo disse...

EsSe TeXtO é MuItO bOm !!!!!!!

Eu AmEi ElE eXpLiCa TuDo O qUe Eu PrEcIsO !!!!!!!