sábado, 30 de outubro de 2010

Duas catástrofes naturais atingem a Indonésia

O vulcão do Monte Merapi (que significa Montanha de Fogo) é o vulcão mais activo da Indonésia e desde 1548 que entra em erupção com regularidade. Esta semana entrou 3 vezes em erupção e o alerta foi dado pelas autoridades. Uma nuvem de cinzas de mais de 12 quilómetros, mais forte do que aquela que matou 34 pessoas na terça-feira, obrigou à saída das populações da província de Java Central ontem à noite. Na foto ao lado, podemos ver tudo coberto por uma camada de cinza que "caíu como neve" .
A Indonésia enfrenta neste momento duas catástrofes naturais ao mesmo tempo: uma é a erupção e a outra é o tsunami que, na segunda-feira, arrasou cerca de uma dezena de aldeias do arquipélago de Mentawai, em Sumatra Ocidental. O tsunami foi provocado por um sismo com magnitude de 7,7 que ocorreu no leito oceânico ao largo de Sumatra e provocou uma onda gigante. O abalo principal foi seguido de, pelo menos, 14 réplicas.
O último balanço das autoridades aponta para a morte de 451 pessoas, entre as vítimas afectadas pelas erupções da Montanha de Fogo e do tsunami. O arquipélago da Indonésia fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona à volta do Pacífico onde há um elevado número de sismos e uma forte actividade vulcânica.
Fonte:http://www.publico.pt/Mundo/indonesia-vulcao-do-monte-merapi-volta-a-entrar-em-erupcao_1463570

No vídeo que se segue, podemos ver a notícia da SIC sobre a erupção ocorrida no início desta semana, dia 25-10-2010.

1 comentário:

Joana disse...

adoro este blog, ainda bem que o estou a ler porque vou ter teste de ciências (: