sábado, 30 de outubro de 2010

Duas catástrofes naturais atingem a Indonésia

O vulcão do Monte Merapi (que significa Montanha de Fogo) é o vulcão mais activo da Indonésia e desde 1548 que entra em erupção com regularidade. Esta semana entrou 3 vezes em erupção e o alerta foi dado pelas autoridades. Uma nuvem de cinzas de mais de 12 quilómetros, mais forte do que aquela que matou 34 pessoas na terça-feira, obrigou à saída das populações da província de Java Central ontem à noite. Na foto ao lado, podemos ver tudo coberto por uma camada de cinza que "caíu como neve" .
A Indonésia enfrenta neste momento duas catástrofes naturais ao mesmo tempo: uma é a erupção e a outra é o tsunami que, na segunda-feira, arrasou cerca de uma dezena de aldeias do arquipélago de Mentawai, em Sumatra Ocidental. O tsunami foi provocado por um sismo com magnitude de 7,7 que ocorreu no leito oceânico ao largo de Sumatra e provocou uma onda gigante. O abalo principal foi seguido de, pelo menos, 14 réplicas.
O último balanço das autoridades aponta para a morte de 451 pessoas, entre as vítimas afectadas pelas erupções da Montanha de Fogo e do tsunami. O arquipélago da Indonésia fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona à volta do Pacífico onde há um elevado número de sismos e uma forte actividade vulcânica.
Fonte:http://www.publico.pt/Mundo/indonesia-vulcao-do-monte-merapi-volta-a-entrar-em-erupcao_1463570

No vídeo que se segue, podemos ver a notícia da SIC sobre a erupção ocorrida no início desta semana, dia 25-10-2010.

sábado, 16 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação 2010 / MAPA DA FOME

O Dia Mundial da Alimentação foi instituido em 1979 e o seu objectivo é consciencializar as pessoas a nível mundial para adoptarem medidas no combate à fome e à subnutrição no mundo. Foi escolhido o dia 16 de Outubro, aniversário da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação). O dia 16 de Outubro de 2010 é o trigésimo Dia Mundial da Alimentação que é assinalado e o tema escolhido este ano é Unidos Contra a Fome.
Mas quais são as zonas do globo mais afectadas? O FAO / Mapa da Fome 2010 indica os níveis de subnutrição no globo. É inacreditável que existam tantas zonas com níveis elevados de desnutrição (no mapa, apresentam cor de tom escuro). É necessário não esquecer que este é um dia para chamar a atenção da sociedade para a fome e recordar que “o acesso à alimentação é um direito fundamental das pessoas e dos povos”. Apesar dos esforços já realizados, há muito por fazer.
E se fosse você a não ter nada para comer nos próximos meses? O que queria que fosse feito? Reflicta e aja.
É de referir que algumas vezes tem-se assinalado este dia com actividades e campanhas de sensibilização para uma alimentação equilibrada, o que é positivo, no entanto, não nos podemos esquecer que este é um dia para recordar a falta quase total de alimentos para alguns povos do mundo. Este é o objectivo do dia mundial da alimentação.
Para visualizar algumas das imagens da FAO para este dia, clique com o rato aqui.