segunda-feira, 27 de julho de 2009

Como lavar as mãos correctamente?

Clica com o rato na imagem, para ampliar.



















2-Palma da mão
3 e 4- Dorso da mão / Espaço entre os dedos
5- Articulações e parte de trás dos dedos
6- Polegar
7- Unhas e extremidades dos dedos

segunda-feira, 13 de julho de 2009

E se um astronauta perder um parafuso no espaço?

O lixo espacial é formado por objectos como parafusos, chaves, satélites desactivados, antigos foguetões, pedaços de satélites que explodiram, etc. Pode ser de pequeníssimos tamanhos até detritos de tamanho considerável e tem origem diversa (por exemplo, em explosões ou objectos largados por astronautas). No filme, podemos observar UM ASTRONAUTA A PERDER UMA CÂMARA.



Este lixo não tem utilidade para o homem e pode ser muito perigoso. As naves, os foguetões e os satélites podem colidir com ele causando danos no espaço. Até fragmentos de pequeníssimas dimensões podem causar danos em naves e satélites e mesmo matar astronautas, devido às enormes velocidades que atingem! Mas o lixo também pode cair na superfície terrestre. A figura mostra lixo espacial que caiu na Arábia Saudita, a 240 km da capital Riade, em Janeiro de 2001. Se a queda deste material ocorrer numa zona habitada, poderá provocar um número considerável de mortos.
A queda deste material na superfície não é o principal problema. Há a destacar que o lixo espacial pode colidir entre si a altas velocidades e gerar muito mais fragmentos fazendo, por si só, aumentar o próprio lixo espacial!
(NASA: mais imagens)