domingo, 7 de dezembro de 2008

Como é que os dromedários sobrevivem no deserto?













Os dromedários alimentam-se de plantas e comem-nas em grande quantidade sempre que podem. Conseguem passar longos períodos sem beber ou comer durante os quais reduzem a urina e a transpiração. Sobrevivem recorrendo à reserva de gordura armazenada na bossa, razão pela qual nesses períodos ela vai emagrecendo e diminuindo. Ao voltarem a comer e a beber, a bossa aumenta outra vez. Para compensar a desidratação, um dromedário sedento pode beber até 140 litros de água em poucos minutos!
As suas patas também estão adaptadas para se deslocarem na areia sem se enterrarem nela. Têm conformações largas, achatadas e são "almofadadas". Os olhos estão protegidos por longas pestanas para evitar a entrada de areia.
Inês Alves, Nº8, 7ºB

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Por que ruminam os ruminantes?

A vaca, a cabra, o carneiro, o camelo, o veado e a girafa são exemplos de ruminantes. Estes animais são mamíferos herbívoros, ou seja, alimentam-se de plantas. Parece que estão sempre a mastigar – ruminação – pois o alimento, depois de engolido praticamente inteiro, volta à boca onde será mastigado e novamente engolido.
Como conseguem estes ruminantes aproveitar bem as plantas que comem? A resposta está nas características do sistema digestivo.
O estômago é formado por 4 compartimentos: pança, barrete, folhoso e coalheira. O ruminante, engole rapidamente o alimento inteiro que é acumulado na pança em grandes quantidades. Mais tarde, enquanto o animal descança, passa ao barrete e depois regressa à boca para ser mastigado e ensalivado - o animal está a ruminar. O alimento é novamente engolido e agora vai para o folhoso e a seguir para a coalheira, terminando a sua transformação no intestino.
Uma vez que a digestão é demorada (o ruminante come muitas plantas pois são pobres em substâncias nutritivas) e para que haja uma boa absorção de nutrientes, o intestino dos ruminantes é muito comprido comparado com o respectivo corpo. Por exemplo, o do boi tem mais de 30 metros enquanto o intestino dos carnívoros é bem mais pequeno comparado com o comprimento do corpo.