sábado, 29 de novembro de 2008

Por que razão os peixes não vêm à superfície da água para respirar?

















Ao contrário de nós, que temos pulmões, os órgãos de respiração da maioria dos peixes são as brânquias, também conhecidas por guelras, e o oxigénio que necessitam está dissolvido na água!
As brânquias localizam-se na câmara branquial, de cada um dos lados da cabeça do peixe, e estão cobertas pelo opérculo (lâmina). Elas são muito ricas em vasos sanguíneos. Se observares com atenção a limpeza de um peixe verás facilmente as brânquias de cor vermelho vivo. Pois é lá que se fazem as trocas gasosas entre o sangue e a água.
O peixe abre a boca deixando a água entrar. Em seguida, a água passa para a câmara branquial, dá o oxigénio dissolvido ao sangue das brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água. Por fim, a água sai do peixe pela fenda opercular. Em resumo, a água entra pela boca do peixe, banha as brânquias e sai pela fenda opercular (abertura de cada lado da cabeça). Na próxima vez que estiveres junto a um aquário, repara bem no movimento da boca do peixe e do opérculo.
Uma dica na compra de peixe fresco: as guelras (brânquias) devem ser de um vermelho vivo, sinal de que o sangue tem ainda oxigénio e por isso o peixe morreu há pouco tempo! Com o tempo, a guelra perde o oxigénio.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

1 de Dezembro - dia mundial da SIDA ou AIDS. Qual é o significado de SIDA?






S.I.D.A. são as iniciais de síndrome de imunodeficiência adquirida. Trata-se de uma doença causada pelo VIH. Este vírus ataca o nosso sistema de defesa, sistema imunitário, que perde a capacidade de defender o corpo contra as infecções. Surgem diversas doenças que aproveitam esta oportunidade de fraqueza na defesa do organismo.
É de notar que quando o vírus entra no corpo pode ficar “silencioso” durante meses ou anos. Muitas vezes, as pessoas que parecem estar em perfeita saúde podem, sem o saber, ser portadores do vírus e transmiti-lo a outras. Neste caso, diz-se que estas pessoas são seropositivas, isto é, que são portadoras do vírus mas ainda não têm SIDA. Na grande maioria dos casos só quando surgem determinadas sinais ou doenças, por exemplo um emagrecimento muito rápido, ou quando fazem análises é que essas pessoas ficam a saber que são portadores do vírus! O perigo de contágio é enorme! O uso de preservativo é obrigatório na prevenção.
Mais vale prevenir do que ...
1 de Dezembro - dia mundial da sida
João André, João Diogo, Micael, Pedro e Micaela do 9ºA

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Testes e fichas de Ciências 1










Para aqueles que gostam de (re)ver testes ou fichas de Ciências Naturais e de Ciências da Natureza, aqui vai.
Para veres outras fichas, clica neste botão:

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Qual é o dia mundial da água?

A 22 de Março comemora-se o Dia Mundial da Água. Dois terços da superfície da Terra estão cobertos de água e nela a biodiversidade é grande. Preserva os oceanos e os seus seres!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

De onde surgem as rãs?












As rãs surgem de ovos!!!
Vamos ver o que acontece com a rã verde. Os machos emitem um som característico, chamado coaxar, que serve para chamar as fêmeas na época do acasalamento. A rã fêmea põe óvulos na água, ou em local muito húmido, os quais são fertilizados pelos espermatozóides do macho e formam ovos. Durante esta etapa, não vá a rã fêmea fugir, o macho sobe para as costas da fêmea e segura-a com as suas patas dianteiras. Garante que é o seu esperma que fecunda os óvulos. Em seguida, os pais abandonam os ovos.
Muitos ovos são comidos por outros animais mas os sobreviventes transformam-se e, após 1 semana, surgem os girinos. Estes têm cauda mas não têm as patas. Cada girino terá, agora, que adquirir adaptações para se tornar numa rã adulta. As transformações do girino ocorrem durante 4 meses e um dos objectivos é permitir que a futura rã adulta sobreviva em meio terrestre. Formam-se os pulmões, permitindo a respiração fora da água, surgem as patas posteriores (na parte de trás do corpo) e depois as anteriores (dianteiras), a cauda desaparece e a rã fica adulta. Acabada a metamorfose, a rã está pronta para saltar em terra e nadar na água.